Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Pede-se justiça para apresentadora afegã morta em plena luz do dia

A morte de Mina Mangal não é apenas um acaso. Muitos temem que marque já o retroceder cultural num país onde os talibãs mantém imenso poder.

Pede-se justiça para apresentadora afegã morta em plena luz do dia
Notícias ao Minuto

13:00 - 13/05/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Mina Mangal

No passado sábado de manhã, Mina Mangal uma antiga apresentadora de televisão afegã e atualmente conselheira e ativista política, foi assassinada em plena luz do dia.

Até ao momento, as autoridades ainda não sabem quem terá causado a morte de Mina Mangal. Sabe-se, no entanto, que  Mina Mangal se tinha separado por violência doméstica há cerca de dois anos.

O caso chegou a ir a tribunal mas a justiça afegã não lhe deu seguimento.

A própria Mina Mangal tinha adiantado no início deste mês de maio, nas redes sociais, que temia pela vida e que andava a ser ameaçada de morte.

Nos últimos anos,  Mina Mangal tornou-se uma das vozes mais destacadas no Afeganistão sobre os direitos das mulheres.

A BBC realça que este homicídio acontece numa altura em que muitas mulheres naquele país temem o regresso dos talibãs ao poder e a subsequente visão restrita da 'sharia'.

Depois de quase duas décadas de guerra liderada pelos EUA no Afeganistão, a verdade é que os talibãs não só não foram derrotados como qualquer solução de paz passará por eles sentados à mesa, Muitas mulheres afegãs temem, por isso, que o futuro seja pior.

São várias as vozes, entre ativistas, políticas e colegas de Mina Mangal que têm apelado a que seja feita justiça. 

Ao longo dos últimos anos, Mina Mangal denunciou não só casos de violência doméstica mas também a atitude passiva das autoridades perante o problema. 

Wazhma Frogh, ativista e amiga de Mina Mangal, é uma da vozes que tem pedido por justiça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório