Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Conservadores em quinto em sondagem. Pressão sobre May aumenta

Brexit deveria ter afastado Reino Unido destas eleições. Mas não foi o caso.

Conservadores em quinto em sondagem. Pressão sobre May aumenta
Notícias ao Minuto

09:27 - 13/05/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Europeias

Foi em 2016 que os britânicos votaram em referendo a saída do país da União Europeia.

De então para cá, o processo contou com mais avanços do que recuos. E é assim que os britânicos vão dar por si a escolher deputados para o Parlamento Europeu, numa altura em que já contavam não ter presença em Estrasburgo.

Talvez por isso não se estranhe que a mais recente sondagem no Reino Unido mostre como o cenário político pode ter mudado, em particular para os tradicionais dois maiores partidos britânicos, a menos de duas semanas das eleições.

Os conservadores de Theresa May, ainda no poder, surgem em quinto na sondagem levada a capo pela YouGov para o Times, com apenas 10% das intenções de voto.

Os apoiantes do Brexit parecem ter concentrado quase todos os esforços num novo movimento partidário, um partido do Brexit liderado Nigel Farage, que se ocupa quase exclusivamente da defesa do Brexit. O partido de Farage lidera destacado esta sondagem, com 34% das intenções de voto.

Como destaca a Reuters, este é mais um ponto de pressão para Theresa May. A primeira-ministra britânica, líder dos conservadores, tem procurado conduzir o processo de Brexit mas saiu particularmente fragilizada ads últimas disputas parlamentares, tendo perdido apoio entre os próprios militantes.

Os trabalhistas, que têm alternado o poder com os conservadores nas últimas décadas, surgem também com menos força nestas Europeias: 16%, sendo seguidos de perto por dois partidos que se opõem ao Brexit e que estão também a colher mais apoios do que inicialmente se poderia esperar. É o caso dos liberais democratas e dos ecologistas locais, cujos partidos contam com 15% e 11%, respetivamente, das intenções de voto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório