Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Israel inicia processo para criação de colonato com nome de Trump

O primeiro-ministro israelita anunciou hoje o início do processo para criar um novo colonato judaico no território sírio ocupado dos montes Golã, com o nome do Presidente dos EUA, que em março reconheceu a soberania de Israel naquele território.

Israel inicia processo para criação de colonato com nome de Trump
Notícias ao Minuto

12:45 - 12/05/19 por Lusa

Mundo Netanyahu

"Prometi que iríamos estabelecer uma comunidade com o nome e em honra do Presidente [Donald] Trump. Quero informar que já selecionamos um lugar nas colinas dos [montes] Golã, no qual será estabelecida esta nova comunidade e já iniciámos o processo", afirmou Bejamin Netanyahu à imprensa ao início da manhã, antes da reunião semanal com o seu gabinete.

"Enviarei uma decisão para aprovação oficial pelo novo Governo, assim que este seja formado", acrescentou Netanyahu, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

O anúncio de Donald Trump foi polémico, uma vez que contradiz o consenso internacional até então de não reconhecer os montes Golã, ocupados desde 1967, como território israelita.

O primeiro-ministro assinalou ainda que Israel comemorará esta semana o primeiro aniversário da abertura da embaixada dos EUA em Jerusalém, que será concluída em breve com a transferência da residência oficial do embaixador, David Friedman, mostrando novamente a sua gratidão para com Donald Trump "por esta decisão histórica".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório