Meteorologia

  • 11 DEZEMBRO 2023
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Abriram urnas para as eleições presidenciais na Lituânia

As urnas abriram hoje às 07h00 (05h00 em Lisboa) para a primeira volta das eleições presidenciais na Lituânia, cujo vencedor vai substituir a atual Presidente, Dalia Grybauskaite, que não se pode candidatar mais.

Abriram urnas para as eleições presidenciais na Lituânia
Notícias ao Minuto

07:03 - 12/05/19 por Lusa

Mundo Sufrágio

Os 2,4 milhões de eleitores na Lituânia são hoje chamados a votar, entre nove candidatos, o novo Presidente do país báltico. Já está marcada para 26 de maio uma eventual segunda volta.

As sondagens indicam que apenas três dos nove candidatos têm hipótese de passar à segunda volta e de substituir a Presidente cessante, Dalia Grybauskaite, que não se pode candidatar após ter cumprido dois mandatos de cinco anos.

São a antiga ministra das Finanças Ingrida Simonyte, 44 anos, apoiada pelos conservadores, o primeiro-ministro de centro-direita, Saulius Skvernelis, 48 anos, e o economista independente Gitanas Nauseda, 54 anos.

Simonyte é popular entre os urbanos favorecidos, enquanto a campanha populista de Skvernelis agrada nas zonas rurais desfavorecidas. Nauseda propõe diminuir o fosso entre ricos e pobres no país com 2,8 milhões de habitantes.

Todos os candidatos são partidários convictos da União Europeia (UE) e da NATO, considerada uma muralha contra o vizinho russo.

Na Lituânia, o Presidente não exerce o poder político quotidiano, mas é responsável pela política externa e nomeia os ministros, os chefes militares e responsáveis da banca central, na maioria das vezes após "luz verde" do primeiro-ministro ou do parlamento.

Independente após a guerra de 1914-1918, a Lituânia foi anexada pela URSS durante a Segunda Guerra Mundial e foi o primeiro país a proclamar a sua independência em 1990, um ano antes da dissolução da União Soviética.

É membro da NATO e da UE desde 2004, tendo integrado a zona euro em 2015.

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;
Campo obrigatório