Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Vicent esteve 11 anos em estado vegetativo. Máquinas vão ser desligadas

Francês tornou-se num símbolo do debate sobre a eutanásia.

Vicent esteve 11 anos em estado vegetativo. Máquinas vão ser desligadas
Notícias ao Minuto

22:45 - 11/05/19 por Natacha Nunes Costa

Mundo França

O médico Vicent Lambert, tetraplégico em estado vegetativo há mais de uma década que se tornou num símbolo do debate sobre a eutanásia em França, anunciou à família que vai desligar as máquinas nos próximos dias, para poder morrer.

Depois de uma batalha judicial que durou anos e que opunha vários membros da família de Vicent, tudo indica que a interrupção do tratamento, que alimentava e hidratava o francês, será feita no dia 20 de maio. De acordo com o jornal francês Le Figaro, Vicent deverá morrer poucos dias depois.

O enfermeiro psiquiatra Vicent Lambert, hoje com 42 anos, ficou tetraplégico e em estado vegetativo em 2008, na sequência de um violento acidente de viação. Em 2011, todas as hipóteses de recuperação foram descartadas e em 2014 o seu estado foi classificado como vegetativo.

Apesar disso, Vicent foi mantido vivo, durante mais de uma década, no Hospital de Reims, enquanto a família batalhava nos tribunais.

Os pais e dois irmãos sempre defenderam que o homem devia ser mantido vivo, enquanto a mulher, outros cinco irmãos e um sobrinho exigiam que as máquinas fossem desligadas.

Mesmo perante as evidências, os progenitores de Vicent recorreram a todos os tribunais nacionais e internacionais à disposição para evitar que as máquinas fossem desligadas. Contudo, esta semana, o hospital decidiu que tratamento deve ser interrompido e as máquinas desligadas.

À publicação francesa, o advogado dos pais de Vicent garantiu que estes ainda não desistiram e admite levar o caso até ao Presidente Emmanuel Macron.

Em França, a eutanásia não é permitida, no entanto, a lei dita que os tratamentos só devem ser prolongados até ao limite da razoabilidade e que esta deve ser definida pela equipa médica que acompanha o caso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório