Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Deputado da oposição deixou a Venezuela e está na Colômbia

O deputado Luís Florido, um dos 10 parlamentares opositores acusado de participar numa tentativa de golpe de Estado contra o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje que deixou o país e se refugiou na Colômbia.

Deputado da oposição deixou a Venezuela e está na Colômbia
Notícias ao Minuto

23:59 - 10/05/19 por Lusa

Mundo Crise

"Estou fora do país, na Colômbia, a salvo de um regime pronto para prender os deputados como o fez agora com Zambrano", afimou Luís Florido, num vídeo divulgado na sua conta na rede social Twitter

O parlamentar explicou que se aconselhou com várias pessoas, que lhe disseram para não se deixar prender.

"Disseram-me para não me deixar prender, que seria muito mais útil lá fora, onde poderei utilizar a minha experiência a favor da liberdade", salientou, pedindo ao povo que tenha confiança em Juan Guaidó, autoproclamado Presidente interino da Venezuela e presidente da Assembleia Nacional, onde a oposição detém a maioria.

O vice-presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Edgar Zambrano, foi colocado em prisão preventiva, depois de ter sido detido na quarta-feira por participação no golpe de Estado fracassado em 30 de abril, segundo o Supremo Tribunal de Justiça venezuelano.

Edgar Zambrano, figura próxima de Juan Guaidó, foi colocado em prisão preventiva no estabelecimento prisional militar de Fort Tiuna, por ordem de um tribunal com competência em casos relacionados com o terrorismo.

Os deputados opositores venezuelanos Mariela Magallanes e Richard Blanco, acusados de rebelião, informaram que se refugiaram nas embaixadas da Itália e da Argentina, respetivamente, em Caracas, na sequência do levantamento da sua imunidade parlamentar.

Juan Guaidó, que se apresentou como Presidente interino em janeiro e teve na altura o apoio de mais de 50 países, desencadeou no dia 30 de abril um ato de força contra o regime do Presidente Nicolás Maduro em que envolveu militares e para o qual apelou à adesão popular.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório