Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Chelsea Manning sai em liberdade após dois meses de prisão

A antiga militar norte-americana Chelsea Manning foi libertada esta quinta-feira, dois meses depois de ter sido detida por recusar testemunhar num caso contra a WikiLeaks, noticiou a agência Associated Press.

Chelsea Manning sai em liberdade após dois meses de prisão
Notícias ao Minuto

06:15 - 10/05/19 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Manning passou 62 dias num centro de detenção na cidade de Alexandria, no estado norte-americano da Virginia, sob acusações de desobediência depois de ter recusado testemunhar perante um grande júri que investiga a WikiLeaks.

"O mandato do grande júri expirou hoje [quinta-feira], e assim, após 62 dias (...) Chelsea foi libertada", refere um comunicado publicado na conta do twitter da antiga analista militar, assinado pelos advogados.

A defesa teme, no entanto, que a liberdade seja de curta duração. Manning já recebeu nova intimação judicial para testemunhar daqui a uma semana, no próximo dia 16, mas os advogados garantem que a posição da antiga militar não irá mudar.

"Chelsea vai continuar a recusar testemunhar e usará toda a defesa legal disponível para provar (...) que a sua recusa tem justa causa", lê-se na mesma nota.

Condenada em 2013 a 35 anos de prisão por remeter mais de 700 mil documentos confidenciais para a Wikileaks sobre as guerras no Iraque e Afeganistão, a militar transexual, que antes se chamava Bradley Manning, passou sete anos encarcerada, antes da pena ter sido comutada pelo então Presidente Barack Obama.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório