Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Equipa de beisebol baniu adepto por gesto racista em direto

Momento aconteceu durante uma partida dos Chicago Cubs.

Equipa de beisebol baniu adepto por gesto racista em direto
Notícias ao Minuto

20:45 - 09/05/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Chicago Cubs

Um adepto dos Chicago Cubs foi interditado para o resto da vida dos jogos da equipa. Tudo aconteceu na sequência de um gesto considerado racista durante um direto televisivo na última quarta-feira.

A NBC Sports estava a transmitir a partida dos Cubs contra os Miami Marlins. A dada altura, a emissão centra-se em Doug Glanville, antigo atleta e comentador para a cadeia de televisão.

É então que atrás de  Doug Glanville se vê um adepto que estava ali sentado mas que aproveitou o momento do direto para se esconder atrás da cabeça do comentador e fazer o tal gesto cada vez mais associado ao supremacismo branco.

O adepto está ainda por identificar, tendo sido aberta uma investigação.

Num comunicado de que a NBC dá conta, Crane Kenney, responsável de operações dos Cubs, adiantou que o gesto violava o código de conduta da equipa e que, por essa razão, o adepto estava banido do estádio "por tempo indeterminado". Se for visto a tentar comprar bilhetes, corre o risco de ser processado pelos Cubs por invasão de propriedade.

O símbolo em causa representa um simples 'OK' em boa parte do mundo. Mas nos Estados Unidos, onde os movimentos racistas e de supremacia branca têm crescido, nomeadamente na Internet, houve uma campanha online nos últimos anos que procurou dar novo significado ao gesto.

Tudo começou em campanhas promovidas online em fóruns, como o 4Chan, entre outras.

A Anti-Defamation League, uma organização norte-americana que combate crimes de ódio, explica que é importante ter "particular cuidado" na hora de analisar o gesto, dado que durante um par de séculos, e até há poucos anos, este não era conotado com um gesto racista.

Os supremacistas brancos que promoveram este novo significado para o gesto acreditam que a posição dos dedos representam as iniciais W e P, de White Power ('poder dos brancos', em tradução livre).

Notícias ao Minuto[Supremacistas brancos procuraram dar novo significado ao gesto]© Reprodução/Anti-Defamation League

Recomendados para si

;
Campo obrigatório