Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Michel Temer já se entregou às autoridades para regressar à cadeia

O ex-Presidente brasileiro Michel Temer afirmou que se ia entregar esta quinta-feira e assim foi.

Michel Temer já se entregou às autoridades para regressar à cadeia
Notícias ao Minuto

19:05 - 09/05/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Brasil

Michel Temer, de 78 anos, é o mais recente governante brasileiro a ser detido pelas autoridades. 

O ex-presidente do Brasil, que assumiu o cargo após o afastamento de Dilma Rousseff, viu o seu nome associado a diferentes casos ligados à Operação Lava Jato, a maior operação de combate à corrupção no Brasil.

Temer chegou a ser detido no passado dia 21 de março, em São Paulo, a pedido dos investigadores. Mas acabaria por ser libertado poucos dias depois, a 25 de março, juntamente com o ex-ministro Moreira Franco, com o coronel Lima, apontado como operador financeiro do suposto esquema criminoso que alegadamente seria comandado por Temer, e com outros cinco alvos da mesma operação.

Ao início da tarde de hoje, a juíza Caroline Figueiredo, da 7.ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, assinou um mandado de prisão contra o chefe de Estado, determinando que Temer tinha que se apresentar na sede da Polícia Federal de São Paulo até as 17h locais (21h em Lisboa). Por volta das 19h de Lisboa, dá conta o G1, Temer já estava no edifício da Polícia Federal, onde muitos jornalistas o esperavam.

O antigo governante brasileiro afirmou ainda na quarta-feira que o caso é "não só uma injustiça, mas uma inveracidade". Ainda assim, aceitou entregar-se voluntariamente à Justiça, respeitando assim a decisão da justiça, que determinou o seu regresso à cadeia. 

Temer tornou-se o segundo presidente brasileiro a ser detido no espaço de um ano, isto após Lula da Silva ter sido condenado a 12 anos de cadeia, numa decisão tomada inicialmente por Sérgio Moro, atual ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, e corroborada entretanto por outros magistrados.

Michel Temer garante que vai recorrer da decisão.

[Notícia atualizada às 19h10]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório