Meteorologia

  • 18 JUNHO 2019
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 21º

Edição

Teto de Notre-Dame derreteu e níveis de chumbo são altos. Zonas fechadas

As áreas mais próximas da catedral estão encerradas.

Teto de Notre-Dame derreteu e níveis de chumbo são altos. Zonas fechadas

O incêndio de Notre-Dame fez com que o telhado da estrutura derretesse por completo.

Depois de terem sido levantadas dúvidas, os testes confirmam agora o que se temia: os níveis de chumbo registados na zona são altíssimos, muito superiores aos valores de referência como segurança. Por essa razão, as autoridades optaram mesmo por fechar as ruas adjacentes mais próximas da catedral.

Explica a Associated Press que os valores registados são de entre 10 a 20 gramas por quilo, um valor que é entre 32 a 65 vezes superior ao recomendado. O máximo de segurança estipulado pelas autoridades francesas é de 0,3 gramas por quilo. 

O chumbo foi um dos materiais usado para a construção da histórica catedral, daí que o incêndio de grandes proporções tenha acarretado riscos, para lá dos que afetaram o próprio edifício. A principal preocupação está com as partículas de pó.

Para evitar riscos tóxicos, as autoridades francesas aconselharam alguns cuidados à população 'vizinha' da catedral, nomeadamente mulheres grávidas e crianças, mais suscetíveis ao risco. O uso de panos húmidos e lavar as mãos com frequência estão entre os cuidados sugeridos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório