Central nuclear de Three Mile Island nos EUA fecha a 30 de setembro

A central nuclear de Three Mile Island, no estado norte-americano da Pensilvânia, vai fechar no dia 30 de setembro, 40 anos depois de ali ter acontecido o pior acidente nuclear na história dos Estados Unidos.

Notícia

© Reuters

Lusa
09/05/2019 06:31 ‧ 09/05/2019 por Lusa

Mundo

Pensilvânia

um dia difícil para os nossos empregados. Esperávamos que os legisladores apoiassem a energia nuclear, sem carvão, tal como defendem outras formas de energia, para evitar o fecho", afirmou o vice-presidente da emmpresa Exelon, Bryan Hanson, que prometeu emprego assegurado para todos os trabalhadores dispostos a ir para outros lugares onde a Exelon tem instalações.

Localizada na margem do rio Susquehanna, a cerca de 150 quilómetros das cidades de Filadélfia e Baltimore, a central funciona apenas com um reator, o que sobrou depois da fusão parcial do outro, em 28 de março de 1979.

O acidente de Three Mile Island, que não fez vítimas, foi classificado com o grau cinco numa escala que vai até sete, a classificação da catástrofe de Chernobyl, na União Soviética, em 1986.

Mais de 140.000 pessoas tiveram de ser retiradas da zona e só ao fim de seis anos é que o reator número 01 foi reativado.

Os Estados Unidos continuam a ser o primeiro produtor mundial de energia nuclear, com 60 centrais ainda em atividade com 98 reatores em funcionamento.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas