Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Museu condena venda de produtos com imagens de Auschwitz

Mini-saias, almofadas e bolsas com imagens do campo de extermínio estavam a ser vendidas no site Redbubble.

Museu condena venda de produtos com imagens de Auschwitz
Notícias ao Minuto

20:40 - 08/05/19 por Fábio Nunes

Mundo Polónia

O Museu de Auschwitz queixou-se de um site de comércio online que vendia produtos com imagens do campo de extermínio, avança a Associated Press. Produtos como mini-saias, bolsas e até almofadas com imagens impressas do campo de extermínio de Auschwitz, onde morreram 1,1 milhões de pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, podiam ser compradas no Redbubble.

O museu polaco teve conhecimento destes produtos através de pessoas que os viram online, indicou esta quarta-feira o porta-voz do Museu de Auschwitz, Bartosz Bartyzel. Os funcionários do museu ficaram “chocados e revoltados” com o que consideram ser um desrespeito à memória das vítimas do Holocausto.

Os produtos foram criados por vários designers e mostram imagens a preto e branco do campo de extermínio e das linhas ferroviárias que levavam até ao campo. A almofada, por exemplo, estava à venda por 40,29 euros.

“Acham mesmo que vender produtos como almofadas, mini-saias e bolsas com imagens de Auschwitz é aceitável? É perturbador e um grande desrespeito”, escreveu o museu num tweet enviado à Redbubble.

Em resposta, o site australiano tweetou que “a natureza deste conteúdo não é aceitável” e que ia tomar “ação imediata para remover estes e outros trabalhos neste tipo de produtos”. “A Redbubble tem uma posição forte contra o racismo e a violência, incluindo as atrocidades cometidas nos campos de concentração nazis”, reagiu a empresa num comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório