Rubalcaba em estado grave após sofrer um AVC

O ex-vice-presidente do governo espanhol e antigo secretário-geral do PSOE foi internado de urgência esta quarta-feira.

Notícia

© Reuters

Ana Lemos
08/05/2019 18:58 ‧ 08/05/2019 por Ana Lemos

Mundo

Espanha

O histórico líder socialista, Alfredo Pérez Rubalcaba, já ontem à tarde teve de ser assistido, conta o jornal La Vanguardia.

Já esta quarta-feira, o mesmo jornal, citando fontes do PSOE, avança que Rubalcaba sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Pese embora inicialmente o quadro apontasse para um cenário grave, Alfredo Pérez Rubalcaba está livre de perigo.

O ex-vice-presidente do governo espanhol e antigo secretário-geral do PSOE foi transportado, cerca das 18h30 (menos uma hora em Portugal) para o Hospital Puerta de Hierro, na localidade de Majadahonda, onde está a ser assistido.

O La Vanguardia informa ainda que os serviços de emergência receberam um alerta, cerca das 18h12, para uma ocorrência que envolvia um homem de 67 anos que havia sofrido um desmaio em casa.

Já no hospital, onde deu entrada às 19h15 locais, o histórico líder socialista foi submetido a um cateterismo para dissolver o trombo que originou o Acidente Vascular Cerebral. De acordo com o comunicado da unidade hospitalar, veiculado pela imprensa espanhola, embora Rubalcaba esteja livre de perigo,  "a evolução do quadro nas próximas 72h será determinante". 

O Hospital Puerta de Hierro detalha ainda que está a ser aplicado o "protocolo de diagnóstico e terapêutica" habitual nestes casos e, por isso,  Alfredo Pérez Rubalcaba passará a noite na unidade de cuidados intensivos por forma a controlar a evolução da intervenção a que foi submetido. 

Nas redes sociais, Pedro Sanchéz já deixou uma mensagem a Rubalcaba, desejando-lhe rápidas melhoras. "O meu carinho, e o de todos os socialistas, para ele e para a sua família", escreveu o chefe do governo espanhol na sua página na rede social Twitter.

Mas também os líderes dos partidos da oposição deixaram um palavra de força ao histórico socialista. "Um forte abraço e todo o meu ânimo à família de Alfredo Pérez Rubalcaba e aos seus companheiros de partido", escreveu Pablo Casado, líder do Partido Popular (PP).

Na mesma rede social, Albert Rivera, do Ciudadanos, manifestou o desejo de que tudo não seja mais do que "um susto", esperando que o socialista "recupere logo que possível". Rivera aproveita para deixar também uma palavra de "força" à família de Rubalcaba e aos seus "amigos e companheiros do PSOE".

À Esquerda, Pablo Iglesias, líder do Podemos, publicou também um tweet no qual deseja "força" a Rubalcaba, à sua família e as seus companheiros do PSOE".

Fora da política ativa desde 2014, quando abandonou a presidência do PSOE, Rubalcaba dava agora aulas como professor de Química na Universidade Complutense de Madrid.

[Notícia atualizada às 20h44]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas