Israel não permitirá que o Irão obtenha a arma nuclear

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou hoje que Israel não permitirá que o Irão obtenha a arma nuclear, após Teerão ter anunciado a suspensão de alguns compromissos que assumiu no acordo internacional de 2015.

Notícia

© Reuters

Lusa
08/05/2019 11:52 ‧ 08/05/2019 por Lusa

Mundo

Netanyahu

Israel sempre acusou o Irão de tentar fabricar armas nucleares, o que Teerão desmente.

"Não deixaremos o Irão dotar-se da arma nuclear", disse Netanyahu numa cerimónia em Jerusalém do dia anual em memória dos soldados mortos em serviço e das vítimas de terrorismo.

O chefe do governo israelita é um dos grandes críticos do acordo assinado em 2015 entre as grandes potências e o Irão sobre as atividades nucleares da República Islâmica.

A destruição de Israel faz parte da retórica histórica do regime iraniano e o Estado hebreu vê-se como o alvo designado de uma República Islâmica que obtivesse a bomba atómica.

Teerão assegura que as suas atividades nucleares são apenas civis.

O Presidente do Irão deu hoje 60 dias às potências mundiais para se negociar um novo acordo nuclear, adiantando que em caso contrário retomará o enriquecimento do urânio.

Hassan Rouhani anunciou a redução de compromissos firmados no pacto de 2015 num discurso à nação realizado um ano após a decisão do Presidente norte-americano, Donald Trump, de retirar os Estados Unidos do acordo nuclear e de retomar as sanções contra Teerão.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas