Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Chefes da diplomacia russa e iraniana debatem escalada de tensão com EUA

A escalada de tensão entre os EUA e o Irão é o tema central da reunião de hoje em Moscovo dos chefes da diplomacia da Rússia e Irão.

Chefes da diplomacia russa e iraniana debatem escalada de tensão com EUA
Notícias ao Minuto

07:10 - 08/05/19 por Lusa

Mundo Reunião

Os dois ministros abordarão ainda a guerra na Síria e a crise na Venezuela, mas será o momento de tensão entre os EUA e o Irão e o rompimento do acordo nuclear que lhe serve de pano de fundo o tópico central da conversa, segundo um comunicado distribuído terça-feira pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Os EUA aumentaram a pressão militar na região, nos últimos dias, enviando um porta-aviões para o Médio Oriente como resposta ao que o governo norte-americano chamou de "ameaça credível" por parte de Teerão, sem dar mais pormenores.

As manobras militares americanas acontecem um ano depois de os EUA se terem retirado do acordo nuclear com o Irão.

Em resposta, o Irão já anunciou que hoje apresentará "medidas de reciprocidade" a esta atitude norte-americana, segundo a agência de notícias iraniana Isna.

No comunicado divulgado terça-feira, anunciando a reunião entre Lavrov e Zarif, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo disse que "apoia a atitude equilibrada de Teerão, que continua a ser um ator responsável no tratado nuclear".

O Governo russo repetiu a condenação das "sanções ilegais impostas unilateralmente pelos Estados Unidos ao Irão e aos seus aliados".

Para Moscovo, as sanções decretadas por Washington equivalem a "concorrência desleal nos mercados mundiais, sobretudo no da energia", referindo-se ao boicote decretado à compra de petróleo iraniano.

Em abril, os EUA suspenderam as isenções de impedimento a todos os países importadores de petróleo iraniano, incluindo a Rússia e a China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório