Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Vox utilizou Aragorn em tweet e Viggo Mortensen escreveu carta aberta

Ator que interpretou Aragorn, personagem do imaginário de J. R. R. Tolkien levada ao grande ecrã por Peter Jackson, rejeitou veementemente a alusão do partido ao filme de que fez parte. "É preciso ser muito ignorante", escreveu, numa carta aberta publicada pelo El País.

Vox utilizou Aragorn em tweet e Viggo Mortensen escreveu carta aberta
Notícias ao Minuto

23:59 - 07/05/19 por Anabela Sousa Dantas

Mundo Espanha

O ator Viggo Mortensen reagiu de forma dura ao uso de uma imagem de Aragorn, personagem que interpretou na trilogia ‘Senhor dos Anéis’, pelo partido espanhol Vox para fins políticos.

Em causa está uma montagem criada e partilhada pelo partido onde se vê um fotograma de uma cena do último filme da saga - ‘Regresso do Rei’ - com vários símbolos sobrepostos. É colada em Aragorn a bandeira de Espanha e o nome ‘Vox’, iniciando este uma investida, de espada em riste, contra o exército de Sauron, onde são colados outros símbolos: a bandeira independentista catalã, o símbolo comunista, símbolos feministas, vários órgãos de comunicação social espanhóis, como o El País ou a Cadena Ser, etc.

“Que comece a batalha! Por Espanha”, legendou o partido liderado por Santiago Abascal, na partilha da imagem, feita através das redes sociais, no passado dia 28 de abril.

Viggo Mortensen reagiu esta terça-feira, através de uma carta aberta publicada pelo El País. O ator de 60 anos de idade, filho de mãe norte-americana e pai dinamarquês, escreve que “é preciso ser-se muito ignorante” para achar que seria “boa ideia” usar uma imagem do ‘Senhor dos Anéis’ para “promover a campanha eleitoral de um partido xenófobo de ultra-direita como o Vox”.

“É ainda mais ridículo que se utilize a personagem de Aragorn, um estadista poliglota que advoga pelo conhecimento e pela inclusão das diversas raças, costumes e línguas da Terra Média, para legitimar um grupo político anti-imigração, anti-feminista e islamofóbico”, poder ler-se.

“Poderia rir-me desta falta de tato, mas o Vox entrou no Congresso com 24 assentos; não é brincadeira, e temos que estar atentos e proativos, como o é Aragorn, na saga de Tolkien”, termina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório