Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Irão discutirá com chefe da diplomacia russa tensões com EUA

A escalada de tensão entre os EUA e o Irão será o tema central da reunião do ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Zarif, com o seu homólogo russo, Sergei Lavrov, quarta-feira em Moscovo, anunciou hoje o governo russo.

Irão discutirá com chefe da diplomacia russa tensões com EUA
Notícias ao Minuto

15:56 - 07/05/19 por Lusa

Mundo Encontro

Os dois ministros abordarão ainda a guerra na Síria e a crise na Venezuela, mas será o momento de tensão entre os EUA e o Irão e o rompimento do acordo nuclear que lhe serve de pano de fundo o tópico central da conversa, segundo um comunicado do ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Os EUA aumentaram a pressão militar na região, nos últimos dias, enviando um porta-aviões para o Médio Oriente como resposta ao que o governo norte-americano chamou de "ameaça credível" por parte de Teerão, sem dar mais pormenores.

As manobras militares americanas acontecem um ano depois de os EUA se terem retirado do acordo nuclear com o Irão.

Em resposta, o Irão já anunciou que quarta-feira apresentará "medidas de reciprocidade" a esta atitude norte-americana, segundo a agência de notícias iraniana Isna.

No comunicado hoje divulgado, anunciando a reunião entre Lavrov e Zarif, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo disse que "apoia a atitude equilibrada de Teerão, que continua a ser um ator responsável no tratado nuclear".

O Governo russo repetiu a condenação das "sanções ilegais impostas unilateralmente pelos Estados Unidos ao Irão e aos seus aliados".

Para Moscovo, as sanções decretadas por Washington equivalem a "concorrência desleal nos mercados mundiais, sobretudo no da energia", referindo-se ao boicote decretado à compra de petróleo iraniano.

Em abril, os EUA suspenderam as isenções de impedimento a todos os países importadores de petróleo iraniano, incluindo a Rússia e a China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório