Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

A assistente de bordo que salvou vidas no avião russo que se incendiou

"Agarrei os passageiros pelos colarinhos e atirei-os", recordou Tatyana Kasatkina

A assistente de bordo que salvou vidas no avião russo que se incendiou
Notícias ao Minuto

11:36 - 07/05/19 por Sara Gouveia

Mundo Rússia

Vários passageiros começaram a correr para as saídas do avião Superjet 100 enquanto este ainda estava a alta velocidade, outros reportavam que as janelas da cabine estavam a derreter. Estes são relatos são recordados por Tatyana Kasatkina, de 34 anos, uma assistente de bordo do avião russo que aterrou de emergência em Moscovo, no passado domingo, fazendo mais de 40 mortos.

Um relâmpago atingiu o avião 10 minutos após a descolagem, explicou Tatyana numa entrevista aos meios de comunicação locais, citada pela RT, horas depois de ter sobrevivido à aterragem de emergência. "Houve uma chuvada de granizo, depois ouviu-se um barulho no exterior", recordou, acrescentando que viu-se depois um flash e fumo negro.

O piloto anunciou de seguida que o avião ia regressar ao aeroporto de imediato, mas indicou que as comunicações estavam gravemente afetadas, bem como a sinalização do aparelho. A assistente de bordo contou ainda que era possível ver várias pessoas agarradas em pânico e outras que se tentavam levantar quando o avião ainda se encontrava a alta velocidade. Quando finalmente parou na pista, o pânico intensificou-se.

De forma a ajudar a um salvamento rápido, num momento em que o tempo era escasso, Tatyana começou a pegar em pessoas e a atirá-las para o escorrega insuflável no exterior do avião. "Quando o avião parou a evacuação começou logo naquele momento. Não vi mais [os passageiros], por isso estava só a empurrá-los porta fora, de forma a que não ficassem presos... agarrava-os pelos colarinhos e atirava", assumiu.

A bordo do avião seguiam 78 pessoas, 41 não sobreviveram, incluindo outro assistente de bordo que morreu quando tentava abrir outra porta de emergência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório