Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Descoberta nova espécie de lapa na Patagónia chilena

Uma nova espécie de lapa marinha, a que foi dado o nome científico 'Nacella yaghana', foi descoberta por cientistas chilenos e estrangeiros no Canal de Beagle, na Patagónia chilena, durante uma investigação sobre deste género de moluscos.

Descoberta nova espécie de lapa na Patagónia chilena
Notícias ao Minuto

21:30 - 06/05/19 por Lusa

Mundo Ciência

O nome 'Nacella yaghana' pretende ser um tributo aos povos pescadores da região, explicou o cientista Claudio González-Wevar, do Centro de Investigação Dinâmica de Ecossistemas de Altas Latitudes (IDEAL), da Universidade Austral do Chile (UACh).

O investigador chileno descobriu a nova espécie durante um estudo sobre o género 'Nacella' nos fiordes de Pia e de Garibaldi, enquanto recolhiam exemplares.

Inicialmente, os exemplares foram catalogados como sendo da espécie 'Nacella flammea', uma das quatro que eram conhecidas na Patagónia chilena, mas análises genético-moleculares e morfológicas revelaram tratar-se de uma nova espécie.

"Isto representa um avanço no conhecimento de um dos grupos de invertebrados mais conhecidos do Oceano Antártico", disse Claudio González-Wevar.

As lapas antárticas são parte da dieta de animais como os pinguins.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório