Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Sanita de ouro vai ser instalada no local onde nasceu Churchill

Os visitantes do palácio Blenheim poderão pagar para se sentarem e usarem a sanita.

Sanita de ouro vai ser instalada no local onde nasceu Churchill
Notícias ao Minuto

18:01 - 06/05/19 por Fábio Nunes

Mundo Reino Unido

Não é a primeira vez que a sanita de 18 quilates de ouro, que é uma obra de arte de Maurizio Catellan, é notícia. A obra, intitulada ‘America’, foi oferecida no ano passado a Donald Trump pelo Guggenheim Museum de Nova Iorque… depois do presidente ter pedido uma pintura de Van Gogh, algo que o museu recusou.

Agora a sanita vai rumar ao Reino Unido para ser instalada no palácio Blenheim. Vai ficar numa casa de banho, próxima do quarto onde o antigo primeiro-ministro britânico Winston Churchill nasceu.

Os visitantes do palácio terão a oportunidade de se sentarem e usarem a sanita, algo de que a família Marlborough, que vive em Blenheim há mais de 300 anos, nunca desfrutou. “Apesar de ter nascido num berço de ouro nunca caguei numa sanita dourada, por isso anseio por esse momento”, assegurou Edward Spencer-Churchill, o fundador da Blenheim Art Foundation.

A segurança será reforçada, mas ainda não foi decidido se haverá uma fila para usar a sanita ou se vai funcionar através de reservas.

Outra questão que terá de ser avaliada é o tempo que cada pessoa terá para usufruir da sanita de ouro. “Queremos que as pessoas apreciem o seu tempo lá mas não ficando lá muito tempo, se é que isto faz sentido”, explicou Edward Spencer-Churchill.

Quando foi instalada no Guggenheim de Nova Iorque em 2016, as pessoas chegaram a esperar cerca de duas horas para se usarem a sanita de ouro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório