Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

UE sublinha respeito pelo cessar-fogo entre palestinianos e israelitas

A União Europeia (UE) considerou hoje ser "particularmente importante" o respeito pelo cessar-fogo em Gaza, anunciado esta madrugada, que pôs fim a dois dias de violência com vítimas palestinianas e israelitas.

UE sublinha respeito pelo cessar-fogo entre palestinianos e israelitas
Notícias ao Minuto

13:48 - 06/05/19 por Lusa

Mundo Federica Mogherini

"Houve uma escalada muito significativa, particularmente durante o fim de semana, e foi negociado um cessar-fogo. Neste contexto é muito importante que este seja respeitado", disse em conferência de imprensa Maja Kocijancic, porta-voz da Alta Representante UE para a Política Externa, Federica Mogherini.

A porta-voz também reiterou o apoio dos 28 à "única solução" para pôr fim ao conflito entre palestinianos e israelitas: a criação de dois Estados.

Durante a madrugada, foi anunciado um cessar-fogo, mediado pelo Egito, que pôs fim a dois dias de violência que fez 27 mortos.

Na manhã de sábado, as milícias palestinianas em Gaza dispararam 690 foguetes (240 foram intercetados pelo sistema antimíssil israelita).

Israel respondeu com 350 ataques contra "posições militares" palestinianas.

Tratou-se do confronto mais violento na zona desde a guerra de 2014.

O número de palestinianos mortos neste confronto subiu hoje para 25, com a descoberta de dois corpos nos escombros de Gaza.

Há ainda a registar a morte de quatro civis israelitas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório