Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

China diz que equipa prepara visita a EUA após Trump anunciar novas taxas

O Governo chinês disse hoje que uma delegação "está a preparar-se" para viajar para os Estados Unidos, visando retomar as negociações comerciais, após Donald Trump ter ameaçado com mais taxas alfandegárias sobre bens importados da China.

China diz que equipa prepara visita a EUA após Trump anunciar novas taxas
Notícias ao Minuto

09:45 - 06/05/19 por Lusa

Mundo Washington

Geng Shuang, porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, afirmou que Pequim está a "tentar obter mais informações", após o Presidente norte-americano ter anunciado, no domingo, que os EUA vão aumentar, de 10% para 25%, as taxas alfandegárias sobre o equivalente a 200 mil milhões de dólares (178,4 mil milhões de euros) de bens oriundos da China.

Questionado sobre se o responsável máximo pelas negociações, o vice-primeiro-ministro Liu He, vai a Washington, como estava planeado, Geng disse apenas que uma "delegação chinesa" está a preparar-se para viajar.

Os governos das duas maiores economias do mundo impuseram já taxas alfandegárias sobre centenas de milhares de milhões de dólares das exportações de cada um.

Em causa está a política de Pequim para o setor tecnológico, que visa transformar as firmas estatais do país em importantes atores globais em setores de alto valor agregado, como inteligência artificial, energia renovável, robótica e carros elétricos.

Os EUA consideram que aquele plano, impulsionado pelo Estado chinês, viola os compromissos da China em abrir o seu mercado, nomeadamente ao forçar empresas estrangeiras a transferirem tecnologia e ao atribuir subsídios às empresas domésticas, enquanto as protege da competição externa.

As negociações decorrem desde que, em dezembro passado, Washington e Pequim acordaram um período de tréguas, que foi entretanto prolongado, visando chegar a um acordo.

No domingo, o Presidente norte-americano, Donald Trump, escreveu no Twitter que, "durante 10 meses a China pagou taxas alfandegárias aos Estados Unidos de 25% sobre 50 mil milhões de dólares [44,6 mil milhões de euros] de [bens] tecnológicos, e 10% sobre 200 mil milhões de dólares de outros bens", escreveu Trump no Twitter.

"Os 10% vão ser aumentados para 25% na sexta-feira", acrescentou.

O anuncio surge quando o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, se preparava para viajar para Washington para continuar as negociações.

Segundo o The Wall Street Journal, Pequim terá cancelado a ida de Liu.

As autoridades ou a imprensa oficial chinesa não fizeram, até à data, qualquer referência ao anuncio de Trump.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório