Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Um morto em ataque contra candidatos eleitorais na Guatemala

Pelo menos uma pessoa morreu e duas ficaram feridas na sequência de um ataque, no domingo, contra candidatos às eleições gerais na Guatemala, previstas a 16 de junho próximo, informaram as autoridades do país.

Um morto em ataque contra candidatos eleitorais na Guatemala
Notícias ao Minuto

06:21 - 06/05/19 por Lusa

Mundo Comício

O atual presidente da câmara de San Andrés (norte do país), Miltón Méndez, o candidato a vereador Selvin de la Cruz e o porta-voz da autarquia Rocael Chincilla foram vítimas de um ataque, perpetrado com arma de fogo, quando regressavam de um comício.

A polícia indicou que o candidato a vereador morreu na sequência do ataque, de acordo com uma versão preliminar. O presidente da câmara e o assessor de comunicação ficaram gravemente feridos, disseram as equipas de socorro e as autoridades.

Méndez procura ser reeleito pelo Partido Nacional do Bem-Estar Social (BIEN), na oposição, e que não designou candidatos à Presidência e vice-presidência do país.

Um dos membros do BIEN é o ex-Presidente da Guatemala Alfonso Portillo (2000-2004), que tentou registar-se como candidato ao Congresso, mas cuja candidatura foi rejeitada pelo Supremo Tribunal Eleitoral por falta de idoneidade.

A Guatemala vai realizar eleições gerais a 16 de junho próximo para escolher, além do Preidente e vice-presidente, 160 deputados do Congresso.

Os eleitores vão escolher também 20 candidatos ao Parlamento Centroamericano (Parlacen) e a 340 municípios para o período 2020-2024.

Mais de oito milhões de guatemaltecos estão recenseados para o próximo escrutínio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório