Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Guaxinim hospedou-se em zoo por vontade própria e por lá ficou

Aconteceu num zoo, que não o pode devolver à liberdade. É contra as regras.

Guaxinim hospedou-se em zoo por vontade própria e por lá ficou
Notícias ao Minuto

15:28 - 05/05/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Insólito

Muito se debate sobre o facto de haver animais a viver em zoos que foram retirados da natureza. Mas e quando é ao contrário? O que dizer quando é o próprio animal que decide, por livre e espontânea vontade, mudar-se para o jardim zoológico?

Foi o que aconteceu com um guaxinim no zoo de Heidelberg, na Alemanha.

Os tratadores aperceberam-se que havia um intruso, que se tinha conseguido infiltrar no espaço reservado aos guaxinins. Ainda para mais, este 'oitavo passageiro' estava-se a dar lindamente com os os sete espécimes que já residiam no zoo.

Este guaxinim, que entretanto já recebeu o nome de Fred, tornou-se mesmo o mais recente residente do zoo, dado que não pode ser devolvido à vida selvagem.

Explica a AP que, desde 2015, que os guaxinins são considerados uma espécie invasora na Europa, que pode colocar em risco outras espécies e fauna locais. Qualquer guaxinim selvagem na Europa será descendente de guaxinis que foram trazidos para o Velho Continente, para quintas onde se recolhe pelo de animais, mas que conseguiram escapar.

Por essa razão, mesmo que o 'senhorio' quisesse despejar o Fred, não o podia fazer. Assim mandam as regras.

A mesma legislação que garantiu habitat ao Fred no zoo determina que este terá de ser castrado. Assim mandam as mesmas regras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório