Meteorologia

  • 20 JUNHO 2019
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 16º

Edição

Padre que engravidou jovem de 14 anos em 1989 autorizado a dar aulas

Homem nunca foi castigado pelo ato ilegal devido à inexistência de legislação para crimes de abusos sexuais no Connecticut, nos anos 80.

Padre que engravidou jovem de 14 anos em 1989 autorizado a dar aulas

Um professor de Nova Jérsia, nos EUA, que manteve uma relação com uma jovem de 14 anos e a engravidou, enquanto era padre católico, vai poder manter o seu emprego enquanto professor numa escola básica.

Joseph DeShan, de 59 anos, começou a dar aulas numa escola no distrito de Cinnaminson em 1996, seis anos depois de ter engravidado a menor, que trabalhava consigo na reitoria da sua paróquia em Bridgeport, Connecticut.

O homem, cujo nome consta na lista de membros do clero acusados de abuso sexual, foi expulso em 1989. Contudo, nunca chegou a ser julgado devido às limitações que a lei local apresentava relativamente aos crimes de abuso sexual, noticia o New York Post.

A administração da escola em causa não tinha, por isso, conhecimento desta relação ilícita, que so se tornou pública em 2002, quando foi notícia nos jornais. Na altura, o homem foi suspenso durante três semanas mas depois disso voltou a assumir as suas funções.

No ano passado, o docente viu-se novamente envolvido em polémica após fazer um comentário sobre "os bonitos olhos verdes" de uma aluna. Esta terá considerado inapropriada a forma como o professor falou e queixou-se aos pais, que pediram à escola que a mudassem de turma.

Um processo foi aberto contra o professor, mas o conselho de administração da escola considerou que o comentário não poderia ser considerado inapropriado nem sexual e que o professor não poderia ser suspenso por causa de um ato ilegal cometido há 17 anos e do qual a escola não tinha conhecimento.

Em comunicado, a superintendente Stephen Cappelo afirmou que a escola continua a trabalhar para decidir o que fará e garante que "continuará a trabalhar para tomar as melhor decisões para os alunos e para a comunidade escolar". 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório