Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Sete pessoas, incluindo cinco crianças, morrem em naufrágio na Turquia

Pelo menos sete pessoas, entre elas cinco crianças, morreram hoje afogadas depois de naufragar junto à costa da Turquia quando tentavam chegar à ilha grega de Lesbos e outras cinco estão desaparecidas, de acordo com a agência Anadolu.

Sete pessoas, incluindo cinco crianças, morrem em naufrágio na Turquia
Notícias ao Minuto

19:09 - 03/05/19 por Lusa

Mundo Migrantes

O naufrágio ocorreu a oeste do ilhéu Çiplak, situado no município de Ayvalik, a cerca de uma dezena de quilómetros da costa de Lesbos.

Quatro embarcações e dois helicópteros da guarda costeira turca foram ao local do acidente, onde conseguiram resgatar com vida cinco pessoas, entre elas uma mulher e uma criança.

Além dos sete corpos encontrados, entre eles cinco crianças e duas mulheres, os sobreviventes da embarcação disseram que esta continha 17 pessoas, portanto cinco estão ainda desaparecidas.

As autoridades acreditam que a embarcação virou devido aos ventos fortes quando se dirigia para a ilha grega, destino habitual de migrantes ilegais e refugiados que tentam alcançar a União Europeia.

Não foi revelada a nacionalidade dos sobreviventes, mas horas antes a polícia turca deteve, no município de Ayvalik, 23 pessoas que aguardavam embarcar também em direção a Lesbos, das quais 16 eram de nacionalidade síria, cinco somalis e dois palestinianos, segundo os dados da Anadolu.

Nos primeiros quatro meses deste ano, quase sete mil pessoas partiram da Turquia em direção às ilhas gregas, um fluxo comparável com o do ano passado, quando se registou a chegada de 32 mil pessoas em todo o ano, segundo os números da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório