Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Banco Mundial anuncia apoio de 313 milhões de euros a três países

Moçambique irá receber 350 milhões de dólares de entre 545 milhões que o Banco Mundial acaba de disponibilizar para auxiliar as populações afetadas pelo ciclone Idai naquele país lusófono, no Malawi e no Zimbabué, anunciou hoje a instituição.

Banco Mundial anuncia apoio de 313 milhões de euros a três países
Notícias ao Minuto

14:10 - 03/05/19 por Lusa

Mundo Ciclone Idai

O Banco Mundial ativou a chamada Janela de Resposta a Crises da Associação Internacional de Desenvolvimento e mobilizou 545 milhões de dólares (313,8 milhões de euros) para responder às necessidades das populações nos três países, montante que se junta a cerca de 150 milhões de dólares (134,4 milhões de euros) anteriormente libertados de outros projetos.

A instituição anunciou ainda através de um comunicado divulgado hoje que "está a trabalhar" com Moçambique e as Comores para avaliar as necessidades e a correspondente resposta à situação de emergência causada pela recente passagem do ciclone Kenneth pelos dois países, no passado dia 24 de abril, que afetou, só no norte de Moçambique, cerca de 227.000 pessoas, de acordo com os últimos dados anunciados pelas autoridades do país.

A passagem do ciclone Idai em março "causou estragos catastróficos" que "afetaram milhões de pessoas, e esta tragédia foi ampliada com o ciclone Kenneth", afirmou o presidente do Banco Mundial, David Malpass, que visitou recentemente Moçambique, de acordo com o comunicado.

O Banco Mundial anunciou ainda que está trabalhar "em proximidade" com os seus parceiros para "ajudar a população a recuperar destas tempestades terríveis", assim como no sentido de apoiar os esforços de uma "reconstrução mais forte", e de melhoria da "resiliência destes países" às ameaças naturais.

Os 350 milhões de dólares (313,5 milhões de euros) destinados a Moçambique irão responder prioritariamente a necessidades de reconstrução de infraestruturas públicas, sementeiras, prevenção de doenças, segurança alimentar, proteção social e sistemas de alerta antecipado nas comunidades afetadas, segundo o comunicado.

O Malawi irá receber 120 milhões de dólares (107,6 milhões de euros) para restabelecer estruturas agrícolas e sementeiras, assim como para reconstruir infraestruturas prioritárias e para apoios sanitários.

A instituição irá finalmente selecionar várias agências das Nações Unidas às quais destinará 75 milhões de dólares (67,2 milhões de euros) para apoios à população deste país e intervenções nas comunidades afetadas.

O ciclone Idai provocou 603 mortos em Moçambique, 344 no Zimbabué e 56 no Malawi.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório