Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Irão pede reação internacional às ameaças dos EUA à Venezuela

O governo iraniano instou hoje a comunidade internacional a reagir contra a ameaça norte-americana de realizar "uma ação militar" na Venezuela contra o presidente Nicolás Maduro.

Irão pede reação internacional às ameaças dos EUA à Venezuela
Notícias ao Minuto

08:54 - 03/05/19 por Lusa

Mundo Críticas

"Ameaçar usar a força contra outros países é uma violação flagrante da lei internacional, especialmente da Carta da ONU", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão em comunicado.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Abas Musaví, manifestou a esperança de que o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e a comunidade internacional denunciem estas posições e mostrem "uma reação adequada".

"Infelizmente, a estabilidade global está ameaçada por aqueles que procuram a guerra e o caos e é imperativo que todos os membros da comunidade internacional usem o poder ao seu alcance para resolver o problema", disse.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, admitiu na quarta-feira uma "possível ação militar" para favorecer uma transição política na Venezuela, um dia depois da revolta liderada pelo líder da oposição, Juan Guaidó.

Naquele dia, o chefe da diplomacia iraniana, Mohamad Yavad Zarif, disse à agência de notícia espanhola Efe em Doha que o Irão está "feliz porque o povo da Venezuela derrotou o golpe".

As relações entre Teerão e Caracas são muito próximas desde a época do falecido presidente Hugo Chávez, baseadas na oposição mútua aos EUA, país que o Irão acusou de interferir nos assuntos internos da Venezuela.

Por seu turno, vários países, incluindo os EUA e a Colômbia, preparam uma resolução para condenar na Organização dos Estados Americanos (OEA) a "interferência" na Venezuela de Cuba, China e Rússia, aliados de Maduro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório