Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Navio da Cientologia esteve de quarentena devido a caso de sarampo

Embarcação partiu há poucas horas de porto nas Caraíbas.

Navio da Cientologia esteve de quarentena devido a caso de sarampo
Notícias ao Minuto

08:50 - 03/05/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Caraíbas

Um navio da Cientologia com cerca de 300 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação, esteve de quarentena num porto das Caraíbas - Santa Lucia -, de onde partiu há apenas poucas horas.

Em causa está um caso de sarampo a bordo. A passageira em causa ficou isolada. O sarampo é particularmente contagioso e um espaço fechado - como uma embarcação em alto mar - é um local de risco, onde facilmente se poderá propagar.

O navio em causa conta com o nome 'The Freewinds' e estava em serviço ligado à igreja da Cientologia.

O médico a bordo já requisitou uma centena de vacinas contra o sarampo.

Os Estados Unidos enfrentam este ano o maior número de casos de sarampo desde 1994. A maior parte dos cerca de 700 casos ocorreram em comunidades onde a taxa de vacinação é baixa. A proliferação de informação sem validade científica contra a vacinação - nomeadamente no caso do sarampo - tem contribuído para o ressurgimento de uma doença que continua a matar em países em desenvolvimento. Em Madagáscar, por exemplo, já morreram centenas de crianças nos últimos meses por falta de acesso à vacina e deficientes meios hospitalares. 

A CNN realça que a Cientologia não tem uma posição definida - nem pró nem a favor - sobre a vacinação.

O navio passou a última quinta-feira ancorado nas Caraíbas, sob quarentena, tendo abandonado o porto local apenas durante as últimas horas (já de madrugada em Lisboa).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório