Procurar

EUA aprovam objeção de consciência para pessoal médico

O Departamento de Saúde dos Estados Unidos aprovou uma norma que permite ao pessoal médico recusar efetuar abortos, esterilizações ou suicídios assistidos por objeção de consciência.

EUA aprovam objeção de consciência para pessoal médico

© Reuters

Lusa
03/05/2019 06:01 ‧ há 6 anos por Lusa

O regulamento, que vai entrar em vigor dentro de 60 dias, "cumpre a promessa do Presidente Donald Trump de promover e proteger os direitos à liberdade e à consciência religiosas", numa ordem executiva assinada em maio de 2017, detalhou Departamento de Saúde dos Estados Unidos (HHS, sigla em inglês).

"Esta norma garante que as entidades e os profissionais de saúde não sejam assediados fora do campo dos cuidados médicos por se recusarem a participar em ações que violem a sua consciência, incluindo o fim da vida humana", disse o diretor do Departamento de Saúde, Serviços Humanos e Direitos Cívicos do HHS, Roger Severino.

Nos EUA, o aborto é legal desde 1973, quando foi declarado inconstitucional qualquer interferência do Estado na decisão da mulher sobre a gravidez.

Nos últimos anos, ativistas e movimentos pró-vida têm tentado levar o Supremo Tribunal norte-americano, com maioria conservadora, a reverter a decisão de 1973.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10