Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Israel denuncia contas falsas para boicotar festival da Eurovisão

O Ministério dos Assuntos Estratégicos de Israel denunciou hoje a existência de centenas de contas falsas e máquinas automáticas na rede social Twitter para promover o boicote ao festival da Eurovisão que se realiza este mês em Telavive.

Israel denuncia contas falsas para boicotar festival da Eurovisão
Notícias ao Minuto

23:59 - 02/05/19 por Lusa

Mundo Ministério

"Os ativistas do BDS estão a recorrer a todos os métodos para atacar Israel, inclusive quando se tata de um certame que deveria unir pessoas e culturas", declarou o titular da pasta, Gilad Erdan.

BDS é a sigla relativa ao movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções, que visa o fim da ocupação israelita dos territórios palestinianos através daquelas ações.

O ministério israelita publicou hoje um relatório que analisou contas falsas ou máquinas automáticas desde novembro de 2018, utilizadas para enviar mensagens a personalidades ou outras figuras que vão atuar no espetáculo.

As conclusões foram enviadas para a empresa Twitter, que já cancelou 57.

O BDS é um movimento promovido por palestinianos que, conforme o seu sítio na internet, reivindicam liberdade, justiça e igualdade, alegam que os palestinianos devem ter os mesmos direitos que o resto da humanidade e acusam Israel de ocupar e colonizar a sua terra.

O Festival Eurovisão da Canção é disputado este ano por 41 países. Portugal é representado por Conan Osíris, com o tema "Telemóveis", que irá atuar na primeira semifinal, marcada para 14 de maio. A segunda semifinal decorre a 16 de maio e a final a 18 de maio.

Várias organizações de todo o mundo têm apelado ao boicote à edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção, por realizar-se em Israel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório