Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Ordenada a detenção de Leopoldo López na Venezuela

Em causa está o facto de ter violado o regime de prisão domiciliária.

Ordenada a detenção de Leopoldo López na Venezuela
Notícias ao Minuto

20:08 - 02/05/19 por Filipa Matias Pereira com Lusa

Mundo processo

Um tribunal de Caracas emitiu, esta quinta-feira, um mandado de prisão contra Leopoldo López, um dos líderes da oposição a Nicolás Maduro. Em causa está o facto de este ter violado o regime de prisão domiciliária, conforme dá conta o site do Tribunal Supremo de Justiça, o órgão máximo do sistema judiciário da Venezuela.

López, que cumpria uma pena de quase 14 anos em regime de prisão domiciliária por liderar protestos contra o governo em 2014, foi libertado na terça-feira por militares, devido a "um indulto presidencial" de Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino da Venezuela que já foi reconhecido por mais de cinquenta países.

Leopoldo López apareceu no exterior de uma base militar em Caracas com o líder da oposição, Juan Guaidó, que instou os militares a derrubarem Nicolás Maduro.

Ao final do dia, Leopoldo López e a sua família entraram na embaixada chilena e mais tarde seguiram para a embaixada espanhola na Venezuela, situação confirmada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol. 

Juan Guaidó, que se autoproclamou em janeiro Presidente interino da Venezuela e teve na altura o apoio de mais de 50 países e desde a primeira hora dos Estados Unidos, desencadeou na madrugada de terça-feira um ato de força contra o regime de Nicolás Maduro em que envolveu militares e para o qual apelou à adesão popular.

O regime de Maduro, que tem o apoio da Rússia, além de Cuba, Irão, Turquia e alguns outros países, ripostou considerando que estava em curso uma tentativa de golpe de Estado e não houve progressos na situação, aparentemente dominada pelo regime.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório