Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Leopoldo López e a sua família estão na embaixada espanhola em Caracas

O opositor venezuelano Leopoldo López, a sua mulher, Lilian Tintori, e a sua filha de 15 meses encontram-se na embaixada de Espanha em Caracas, confirmou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol, divulgou a agência de notícias EFE.

Leopoldo López e a sua família estão na embaixada espanhola em Caracas
Notícias ao Minuto

09:34 - 01/05/19 por Lusa

Mundo Venezuela

López, que cumpria uma pena de quase 14 anos em regime de prisão domiciliária, foi libertado na terça-feira por militares, devido a "um indulto presidencial" de Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino da Venezuela que já foi reconhecido por mais de cinquenta países.

A ministra porta-voz do governo espanhol, Isabel Celaá, assegurou na terça-feira que o governo de Pedro Sanchéz "não respalda nenhum golpe militar" na Venezuela e aposta "num processo democrático pacífico" que inclua a convocação "imediata" de eleições presidenciais.

Juan Guaidó desencadeou na madrugada de terça-feira um ato de força contra o regime do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em que envolveu militares e para o qual apelou à adesão popular.

O regime ripostou considerando que estava em curso uma tentativa de golpe de Estado. Não houve, durante o dia de terça-feira, progressos na situação, que continua dominada pelo regime.

Apesar de Guaidó ter afirmado que tinha os militares do seu lado, nenhuma unidade militar aderiu à iniciativa nem se confirmou qualquer deserção de altas patentes militares fiéis a Nicolas Maduro.

Leopoldo López, líder do partido Vontade Popular (VP -- oposição a Maduro), surgiu na terça-feira junto do autoproclamado presidente interino da Venezuela Juan Guaidó.

Alguns utilizadores indicaram, ao longo do dia, que perderam o acesso a redes sociais (como o Twitter, o YouTube ou o Facebook), enquanto as comunicações telefónicas estiveram muitas vezes interrompidas.

Face à situação que se vive na Venezuela, o Governo português já indicou que, até ao início da noite de terça-feira em Portugal, não havia registo de problemas com a comunidade portuguesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório