Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

EUA ameaçam reforçar embargo a Cuba se esta mantiver apoio militar

Os Estados Unidos da América ameaçaram hoje intensificar o embargo ao regime de Cuba e impor sanções "do maior nível" à ilha, se as suas forças militares e os seus serviços de informações não pararem as operações na Venezuela.

EUA ameaçam reforçar embargo a Cuba se esta mantiver apoio militar
Notícias ao Minuto

23:28 - 30/04/19 por Lusa

Mundo Operação

A Casa Branca acusa Cuba de ter aqueles elementos da sua Defesa infiltrados na Venezuela.

"Se as tropas e milícias cubanas não CESSAREM imediatamente as suas operações militares e de outro tipo, com o objetivo de provocar morte e destruição à Constituição da Venezuela, será imposto à ilha de Cuba em embargo completo, juntamente com sanções do maior nível", afirmou o Presidente norte-americano, Donald Trump, na sua conta na rede social Twitter.

O autoproclamado Presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, desencadeou hoje de madrugada um ato de força contra o regime do Presidente do país, Nicolás Maduro, em que envolveu militares e para o qual apelou à adesão popular.

O regime ripostou, considerando que estava em curso uma tentativa de golpe de Estado. Não houve, durante o dia, progressos na situação, que continua dominada pelo regime.

Apesar de Guaidó ter afirmado ao longo do dia que tinha os militares do seu lado, nenhuma unidade militar aderiu à iniciativa nem se confirmou qualquer deserção de altas patentes militares fiéis a Nicolas Maduro.

Entretanto, o opositor venezuelano Leopoldo López e a sua família estão na Embaixada do Chile em Caracas, onde, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros chileno, entraram como "convidados".

Leopoldo López, que cumpria uma pena de cerca de 14 anos em regime de prisão domiciliária, foi hoje libertado e surgiu junto do autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó

Alguns utilizadores indicaram, ao longo do dia, que perderam o acesso a redes sociais (como o Twitter, o YouTube ou o Facebook), enquanto as comunicações telefónicas estiveram muitas vezes interrompidas.

Face à situação que se vive na Venezuela, o Governo português já indicou que, até ao início da noite em Portugal, não havia registo de problemas com a comunidade portuguesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório