Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Partido Trabalhista só promete referendo ao Brexit se opções falharem

O programa do Partido Trabalhista britânico para as eleições europeias vai apoiar um novo referendo ao 'Brexit, mas apenas se falharem as opções preferidas de um acordo de saída melhorado ou a realização de eleições legislativas antecipadas.

Partido Trabalhista só promete referendo ao Brexit se opções falharem
Notícias ao Minuto

19:49 - 30/04/19 por Lusa

Mundo Europeias

A decisão ambígua foi tomada após cinco horas de reunião do Comité Executivo Nacional (NEC, na sigla em Inglês) realizada hoje em Londres, que determina que o principal partido da oposição quer representar tanto defensores como opositores da saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

"O NEC chegou a acordo sobre o programa, que estará totalmente alinhado com a política existente do 'Labour': apoiar o plano alternativo do Partido Trabalhista e, se não conseguirmos obter as mudanças necessárias no acordo do governo, ou uma eleição geral, apoiar a opção de um voto público", afirmou uma fonte do partido, citada pela BBC.

Nos últimos dias, o vice-líder do partido, Tom Watson, destacou-se entre dezenas de deputados e eurodeputados, líderes sindicais e militantes, que se manifestaram a favor de se incluído no programa eleitoral a realização de um "voto confirmatório" sobre qualquer tipo de acordo aprovado pelo parlamento para o 'Brexit'.

Porém, no partido Trabalhista, cuja posição oficial é de respeitar o resultado do referendo de 2016 que ditou o 'Brexit', também existem muitos que discordam com a realização de um novo referendo pois representam regiões que votaram maioritariamente para sair da UE.

O texto deverá ser publicado "em breve", a tempo do início da campanha para as eleições para o Parlamento Europeu, que estão agendadas para 23 de maio no Reino Unido.

Apesar de o governo continuar em negociações com os trabalhistas para procurar um entendimento que permita aprovar um acordo de saída da UE, se este não passar até 22 de maio, o Conselho Europeu impôs como condição a participação britânica nas eleições europeias em troca de um novo adiamento do 'Brexit', até 31 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório