Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

EUA apela ao povo defesa das "instituições legítimas" na Venezuela

O Governo norte-americano apelou hoje aos militares e povo venezuelano para que combatam a "usurpação da democracia", na sequência do lançamento de uma operação pelo autoproclamado Presidente venezuelano Juan Guaidó para enfrentar militarmente Nicolás Maduro.

EUA apela ao povo defesa das "instituições legítimas" na Venezuela
Notícias ao Minuto

15:01 - 30/04/19 por Lusa

Mundo Governo

A posição foi tomada pelo conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, e pelo secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo, tendo ambos divulgado declarações de apoio na rede social Twitter.

Na rede social, John Bolton instou as Forças Armadas da Venezuela a defender "as instituições legítimas contra a usurpação da democracia" enquanto Mike Pompeo garantiu que os Estados Unidos "apoiam absolutamente o povo venezuelano na sua procura pela liberdade e a democracia".

Juan Guaidó, reconhecido como Presidente interino da Venezuela por mais de 50 países, anunciou, hoje de madrugada, o lançamento da "Operação Liberdade".

A operação, explicou, vida conseguir "o fim definitivo da usurpação" da Presidência que considera estar a ser feita por Nicolas Maduro.

O Governo do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, denunciou, por seu lado, que está a enfrentar um golpe de Estado, de "um reduzido grupo de militares traidores" que estão a ser neutralizados.

"O 01 de maio, o fim definitivo de usurpação começou hoje", disse Guaidó num vídeo publicado na sua conta na rede social Twitter, no qual está acompanhado por um grupo de soldados na base de La Carlota, a leste de Caracas.

"Informamos o povo da Venezuela que neste momento estamos a enfrentar e desativar um reduzido grupo de militares traidores que se posicionaram no Distribuidor Altamira (leste de Caracas), para promover um golpe de Estado contra a Constituição e a paz da República", anunciou o ministro venezuelano de Comunicação e Informação na sua conta do Twitter.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório