Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Sri Lanka: Ministros avisados sobre possíveis novos ataques

O ministro da Saúde do Sri Lanka disse que os serviços de informações indicaram a diversos membros do Governo que o grupo envolvido nos atentados de domingo de Páscoa pode voltar a atacar na ilha.

Sri Lanka: Ministros avisados sobre possíveis novos ataques
Notícias ao Minuto

14:49 - 30/04/19 por Lusa

Mundo Oficial

O ministro Rajitha Senarathna disse hoje que ele e diversos ministros foram avisados que poderão ter sido referenciados como alvos e eventuais e novos atentados suicidas.

Senarathna disse que responsáveis dos serviços de informações o aconselharam a permanecer em casa no domingo e segunda-feira devido às ameaças de outro ataque de extremistas muçulmanos com ligações ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI).

Os atentados de 21 de abril, que foram reivindicados pelo EI, fizeram 253 mortos, entre os quais 11 cidadãos da Índia, seis do Reino Unido, quatro da República Popular da China, três da Dinamarca e um português.

No total, as autoridades do Sri Lanka identificaram 42 estrangeiros mortos nos ataques. Pelo menos cinco estrangeiros feridos continuam hospitalizados.

Após os ataques, o governo declarou estado de urgência permitindo às autoridades mais condições para investigar.

Até ao momento foram presas 150 pessoas suspeitas de envolvimento nos vários ataques que ocorreram no domingo de Páscoa e que atingiram igrejas católicas e hotéis.

Entretanto, o chefe de Estado, Maithripala Sirisenal, levantou as restrições ao uso das redes sociais que foram aplicadas após o dia 21 de abril e pediu para que "as pessoas utilizem a Internet de forma responsável".

Na altura dos atentados o governo justificou as restrições comunicando que as redes sociais estavam a difundir informações incorretas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório