Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Artistas e empresários contra boicote da Eurovisão em Israel

O ator Stephen Fry e a realizadora Isabel Coixet estão entre os mais de cem nomes ligados à indústria do entretenimento que assinaram uma carta aberta de apoio à realização da Eurovisão em Israel.

Artistas e empresários contra boicote da Eurovisão em Israel
Notícias ao Minuto

13:04 - 30/04/19 por Lusa

Cultura Entretenimento

Numa altura em que se multiplicam os apelos a um boicote ao Festival Europeu da Canção em Telavive, Israel, que se realiza em maio, mais de cem artistas e dirigentes ligados à indústria do entretenimento "uniram-se no espírito de paz e de união para demonstrar o seu apoio ao espetáculo em Israel", de acordo com a organização Creative Community For Peace (CCFP), que divulgou a carta aberta.

A declaração inclui estrelas do mundo audiovisual como as apresentadoras Sharon Osbourne e Rachel Riley, os atores Stephen Fry e Simon Callow, a realizadora Isabel Coixet, a artista performativa Marina Abramovic, o músico Gene Simmons (da banda Kiss), a atriz Tracy Ann Oberman, entre outros nomes ligados à indústria mundial de entretenimento.

A CCFP indica ainda que mais de 15.000 pessoas de todo o mundo assinaram uma declaração semelhante na página Change.org, afirmando que um boicote cultural da Eurovisão não contribui para promover a paz entre israelitas e palestinianos.

Esta notícia surge depois de a BBC ter divulgado o seu próprio comunicado, observando que o concurso internacional de canções, como sempre, incorpora os "valores da amizade, inclusão, tolerância e diversidade".

Ari Ingel, diretor da CCFP, disse: "Este ano, aproximadamente 200 milhões de pessoas vão assistir e participar no concurso de música da Eurovisão, celebrando a música e a diversidade das nossas diferentes culturas".

"Os membros da indústria do entretenimento que assinaram esta declaração, juntamente com os milhares de pessoas que endossaram a sua mensagem, acreditam na construção de pontes através da música e das artes, como um meio para alcançar uma maior compreensão e paz na região", acrescentou o diretor daquela organização não lucrativa, representativa do mundo criativo como uma ponte para a paz e para o apoio à liberdade artística.

No abaixo-assinado, os signatários afirmam acreditar que a música é a linguagem partilhada, aquela que transcende fronteiras e junta as pessoas em torno de um elo comum.

"Acreditamos que os eventos unificadores, tais como os concursos de canção, são cruciais para ajudar a superar as nossas divisões culturais e reunir as pessoas de todas as origens através do seu amor pela música", lê-se na carta, publicada no 'site' da CCFP.

Recentemente, o músico Roger Waters, dos Pink Floyd, aconselhou a cantora Madonna a não atuar no Festival Eurovisão da Canção, como está previsto, e instou todos os concorrentes a lerem a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O músico inglês, que já anteriormente tinha dirigido uma carta, no mesmo sentido, ao representante português no concurso, Conan Osíris, defende que, "até o governo israelita reconhecer o direito dos palestinianos a autodeterminação, os artistas devem manter-se longe".

No início de março, já o Comité de Solidariedade com a Palestina, o SOS Racismo e as Panteras Rosa tinham apelado a Conan Osiris para não ir a Telavive representar Portugal, em solidariedade com artistas palestinianos.

Posteriormente, foram tornadas públicas duas cartas abertas: uma de artistas palestinianos de várias áreas a apelar aos concorrentes do Festival Eurovisão da Canção deste ano para que se retirem do concurso, e uma outra subscrita por "artistas, músicos, realizadores e autores" israelitas, na qual é feita o mesmo apelo.

Em janeiro, mais de 60 organizações, a maioria de defesa dos direitos LGBTQIA, de vários países, Portugal incluído, apelaram aos membros daquela comunidade para que boicotassem o concurso.

Em junho do ano passado, diversas organizações culturais palestinianas já tinham apelado ao boicote ao concurso e em setembro mais de uma centena de artistas de todo o mundo, incluindo de Portugal, manifestaram apoio a esse apelo.

Em novembro, vários artistas portugueses apelaram ao mesmo, numa carta aberta dirigida à RTP, responsável pela escolha do representante nacional, ao boicote de Portugal ao Festival Eurovisão da Canção.

Também a BBC recebeu uma carta aberta na qual várias personalidades, incluindo a designer de moda Vivienne Westwood, o músico Peter Gabriel, o realizador Mike Leigh e a banda Wolf Alice, instavam a estação, responsável pela escolha do representante do Reino Unido, a pedir à organização que alterasse a localização da edição de 2019 do concurso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório