Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Venezuela: UE acompanha desenvolvimentos sem fazer "para já" comentários

A União Europeia (UE) está a acompanhar o desenvolvimento da situação na Venezuela e abstém-se "para já" de fazer qualquer comentário, disse hoje a porta-voz comunitária para os Negócios Estrangeiros, Maja Kocijancic.

Venezuela: UE acompanha desenvolvimentos sem fazer "para já" comentários
Notícias ao Minuto

12:50 - 30/04/19 por Lusa

Mundo Golpe de Estado

Questionada sobre a evolução da situação, a porta-voz da Alta Representante para a Política Externa da UE, Federica Mogherini, adiantou que a informação está a ser acompanhada pela UE e "para já" não haverá qualquer reação europeia sem se conhecerem todos os detalhes.

"Reiteramos a nossa posição de apoiar uma solução política e pacífica para a crise na Venezuela, nomeadamente com a organização de eleições livres", disse Kocijancic.

A porta-voz salientou que decorrem contactos com os Estados-membros e entre as instituições europeias e confirmou os dias 6 e 7 de maio como a data prevista para a reunião do Grupo de Contacto para a Venezuela, a nível ministerial na Costa Rica, e na qual Mogherini participará.

O Presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, anunciou hoje que os militares deram "finalmente de vez o passo" para acompanhá-lo e conseguir "o fim definitivo da usurpação" do Governo do Presidente Nicolás Maduro.

"O 1 de maio, o fim definitivo de usurpação começou hoje", disse Guaidó, num vídeo publicado na sua conta na rede social Twitter, no qual se pode ver o Presidente interino com um grupo de soldados na base de La Carlota, a leste de Caracas.

"São muitos os militares. A família militar de uma vez (por todas) deu o passo. A todos aqueles que estão a ouvir-nos: é o momento, o momento é agora, não só de calma, mas de coragem e sanidade para que chegue a sanidade à Venezuela. Deus os abençoe, estamos a avançar. Vamos recuperar a democracia e a liberdade na Venezuela", referiu Guaidó.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório