Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Guaidó apela ao povo para sair às ruas e pôr fim ao regime de Maduro

O autoproclamado presidente interino da Venezuela diz tratar-se do início da fase final da Operação Liberdade.

Guaidó apela ao povo para sair às ruas e pôr fim ao regime de Maduro
Notícias ao Minuto

11:18 - 30/04/19 por Fábio Nunes

Mundo Venezuela

Juan Guaidó está a apelar ao povo venezuelano para sair às ruas para pôr termo ao regime de Nicolás Maduro. Numa série de tweets publicados esta terça-feira, o autoproclamado presidente interino afirma que esta é a fase final da Operação Liberdade e anuncia contar com o apoio das forças armadas.

No primeiro tweet há um vídeo que mostra Juan Guaidó rodeado de soldados venezuelanos armados a apelar ao povo e às forças armadas para saírem para as ruas e a realçar que as forças armadas mostraram-se leais à Constituição da Venezuela. "O momento é agora", sublinha Guaidó.

Neste apelo à revolta popular e militar contra o governo de Maduro, pode-se ver que Guaidó está acompanhado do ativista Leopoldo López. 

López encontrava-se detido em prisão domiciliária mas terá sido libertado durante a madrugada e em declarações recentes às estações televisivas repetiu o apelo de Guaidó à revolta popular e militar. Revelou ainda que recebeu um "indulto presidencial" de Guaidó. 

Num dos tweets, Guaidó assegura que já esteve reunido com algumas das principais unidades das forças militares venezuelanas, um sinal de que poderá ter as forças armadas do seu lado. Guaidó pede que se acabe com a "usurpação que já é irreversível".  

Nesta altura, Juan Guaidó encontra-se perto da base de La Carlota, em Caracas, acompanhado de militares. 

[Notícia atualizada às 13h14]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório