Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Bolsonaro pede ao Banco do Brasil para que reduza juros do crédito rural

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, apelou hoje ao Banco do Brasil, durante um evento do setor agrícola no estado de São Paulo, para que a instituição financeira ofereça juros mais baixos aos produtores rurais, segundo a imprensa local.

Bolsonaro pede ao Banco do Brasil para que reduza juros do crédito rural
Notícias ao Minuto

20:35 - 29/04/19 por Lusa

Mundo São Paulo

"Agradeço aqui ao nosso prezado Rubem Novaes, presidente do Banco do Brasil, que traz mil milhões de reais (227 milhões de euros) para investir nessa área. Eu apenas apelo, e deixe-me fazer uma brincadeira aqui, apenas apelo para o seu coração, para o seu patriotismo, para que esses juros, tendo em vista você parecer um cristão de verdade, caiam um pouquinho mais", afirmou o presidente, citado pela imprensa brasileira.

No entanto, as declarações de Bolsonaro, que agradaram aos produtores e comerciantes agrícolas, resultaram na queda das ações do Banco do Brasil. Contudo, horas mais tarde, as ações da instituição bancária voltaram a operar em alta de 0,02%.

Na semana passada, Jair Bolsonaro já tinha interferido no Banco do Brasil quando mandou retirar do ar um anúncio à diversidade racial e sexual do país, tendo ainda sido despedido o diretor de marketing da instituição.

A difusão do anúncio em causa, que pretendia atrair uma clientela jovem e tinha a participação de jovens atores negros e uma transsexual, tinha começado no início de abril e foi interrompida no dia 14.

"O Presidente [Bolsonaro] e eu chegámos a acordo que o 'spot' deveria ser retirado", disse o presidente do banco, Rubem Novaes, sem explicar os motivos da decisão.

Segundo Novaes, a saída do diretor de marketing, Delano Valentim, foi decidida "com o acordo do interessado".

No anúncio podem ver-se jovens -- brancos e negros -, alguns dos quais tatuados e com cabelos pintados, a fazerem 'selfies' com os seus telemóveis, com fundo musical, e uma voz 'off' a explicar como abrir uma conta através da internet.

Durante o evento destinado ao setor agrícola, que decorre no munícipio de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, o chefe de Estado brasileiro anunciou ainda aos presentes que se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e que o parlamentar prometeu colocar em votação um projeto que permitirá que produtores rurais tenham direito à posse de arma de fogo em "todo o perímetro" da propriedade.

Bolsonaro defendeu a "segurança jurídica no campo", ao declarar que "a propriedade privada é sagrada, e ponto final".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório