Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Líder do Daesh aparece pela primeira vez em cinco anos

O líder do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, apareceu pela primeira vez em cinco anos num vídeo de propaganda divulgado hoje por aquela organização.

Líder do Daesh aparece pela primeira vez em cinco anos
Notícias ao Minuto

18:40 - 29/04/19 por Lusa

Mundo queda

O vídeo divulgado pela Al-Furqan mostra o líder 'jihadista' com uma barba ruiva e grisalha vestido com um manto preto e um colete bege e sentado no chão com o que aparente ser uma metralhadora apoiada ao seu lado.

Esta é a primeira aparição de Abu Bakr al-Baghdadi, em vídeo, desde que realizou um sermão na Grande Mesquita de Al-Nuri, em Mossul, no Iraque, em 2014 (fotografia acima).

Segundo o grupo de inteligência SITE, uma empresa norte-americana de monitorização de atividade na Internet de organizações ligadas ao terrorismo, Al-Baghdadi reconheceu no vídeo o fim dos combates em Baghouz, o último reduto do EI na Síria e abordou os atentados no Sri Lanka que provocaram 253 mortos e mais de 500 feridos.

Chegou a ser dado como morto em 2017, mas estas imagens provam que, afinal, está vivo e bem informado sobre a atualidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório