Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Dezassete mortos em conflitos entre grupos étnicos na Etiópia

Pelo menos 17 pessoas morreram este fim-de-semana, em confrontos entre dois grupos étnicos, no estado de Benishangul Gumuz, no oeste da Etiópia, noticiou hoje uma agência local.

Dezassete mortos em conflitos entre grupos étnicos na Etiópia
Notícias ao Minuto

16:18 - 29/04/19 por Lusa

Mundo África

Segundo a agência AMMA, os confrontos registaram-se entre membros dos grupos Gumuz e Amhara (abissínios), num conflito desencadeado por um desentendimento entre dois trabalhadores agrícolas, perto da localidade de Dangur, na mesma região.

O diretor de comunicação do estado abissínio, Asmahegn Asres, adiantou à AMMA que foram mortos "11 abissínios e seis Gumuz" nos conflitos, advertindo, contudo, que "o número pode ainda aumentar". Continuam a decorrer buscas na região oeste da Etiópia para encontrar mais corpos.

No decurso dos conflitos, foram ainda queimadas cerca de 20 casas.

O diretor de comunicação do estado abissínio garantiu que "a polícia federal e as unidades do Exército estão colocadas na zona para evitar que a violência se repita".

O grupo étnico Gumuz habita a região de Benishangul Gumuz e de Qwara no oeste da Etiópia, bem como a região de Fazogli, no Sudão. Já os abissínios ocupam sobretudo o norte e centro do país, em particular a área da capital, Adis Abeba, e a região Amhara.

Os conflitos entre grupos étnicos na Etiópia, maioritariamente de motivações territoriais, registam-se desde que o primeiro-ministro reformador Abiy Ahmed assumiu funções, em abril do ano passado.

Segundo dados da ONU, há cerca de três milhões de deslocados na Etiópia desde o final de 2018, devido a estes conflitos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório