Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Líder do PP "não elude" responsabilidades. Resultado é "muito mau"

O líder do PP, Pablo Casado, afirmou hoje que "não elude" a sua responsabilidade e que o resultado das eleições gerais espanholas é "muito mau", atribuindo isso à fragmentação do voto do centro-direita.

Líder do PP "não elude" responsabilidades. Resultado é "muito mau"
Notícias ao Minuto

23:46 - 28/04/19 por Lusa

Mundo Espanha

Madrid, 28 abr 2019 (Lusa) - O líder do PP, Pablo Casado, afirmou hoje que "não elude" a sua responsabilidade e que o resultado das eleições gerais espanholas é "muito mau", atribuindo isso à fragmentação do voto do centro-direita.

Os dados finais, ainda provisórios, quando estão escrutinados 94,21% dos votos, mostram que o PSOE elege 122 deputados (28,8% dos votos) no Congresso dos Deputados, o PP (Partido Popular, direita) 65 (16,7%), o Cidadãos 57 (15,8%), o Unidas Podemos (extrema-esquerda) 42 (14,3%) e o Vox 24 (10,2%).

Numa declaração depois de conhecer os resultados eleitorais, que apontam para a perda de mais de metade dos mandatos, considerou "positivo" que dentro de um mês haja novas eleições e instou os outros partidos a "unirem-se" para uma estratégia conjunta como "boa opção".

Casado, que recebeu um aplauso dos militantes quando chegou à sala de imprensa, mostrou-se convencido de que o PP saberá ser "duro e maduro", salientando que é um partido que "cresce perante as dificuldades", pelo que começará a trabalhar na segunda-feira para recuperar apoios.

Pablo Casado felicitou esta noite, por telefone, o líder do Governo, Pedro Sánchez, a quem manifestou esperar que consiga chegar a um acordo de governabilidade "sem necessitar dos independentistas".

Na declaração à imprensa, Casado disse que para o PP "primeiro está Espanha" e que espera que o país esteja "à altura" do desafio que agora surge ao voltar a ter um Governo socialista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório