Meteorologia

  • 23 JULHO 2024
Tempo
37º
MIN 23º MÁX 37º

Começou a beber chá verde e foi diagnosticada com hepatite aguda

Sim, de acordo com os especialistas, pode haver uma ligação entre os suplementos de chá verde e o aparecimento da doença, que causa danos no fígado.

Começou a beber chá verde e foi diagnosticada com hepatite aguda
Notícias ao Minuto

15:44 - 28/04/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Fígado

Uma jovem de 16 anos desenvolveu um quadro de hepatite aguda cerca de três meses depois de ter adicionado chá verde chinês ao seu regime alimentar. Esta informação consta do relatório do BMJ Case Reports - uma plataforma que reúne conteúdos médicos e cirúrgicos.

Numa fase inicial, a jovem relatou aos médicos que não estava a tomar nenhum medicamento comercializado sem receita médica que pudesse estar na base do problema de saúde diagnosticado.

No entanto, apesar dos sinais de danos no fígado, os médicos não conseguiram encontrar motivos que pudessem explicar a doença, tais como um problema viral, autoimune ou até mesmo metabólico.

Foi nessa altura que a equipa responsável pelo tratamento começou a fazer questões mais detalhadas que revelaram que a jovem tinha encomendado chá verde chinês online. De acordo com a Live Science, a jovem não conhecia todos os ingredientes do produto, já que a rotulagem era apresentada em chinês.

O facto de beber chá verde, só por si, não é indicativo de nenhum problema, afirmou o National Institutes of Health (NIH). Mas já os suplementos concentrados da ervas podem ser culpados por danos no fígado.

O chá verde é frequentemente usado em suplementos vendidos sem prescrição médica como forma de fortalecer o sistema imunitário, prevenir o aparecimento de cancro, de doenças cardíacas ou ainda para promover a perda de peso.

Porém, sublinhe-se, os suplementos podem concentrar chá verde na quantidade suficiente para que uma dose possa ser comparada a várias chávenas da bebida rica em antioxidantes. Estudos demonstram que as pessoas podem tolerar doses até 1.6 gramas de cada vez, revelou o National Institutes of Health. Mas os suplementos que contêm mais chá verde podem ser classificados como potencialmente perigosos.

Até à data, ainda de acordo com o NIH, os profissionais relataram mais de 50 casos em que o chá verde foi apontado como sendo a causa provável de hepatite.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório