Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Polícia lançou gás lacrimogéneo contra coletes amarelos em Estrasburgo

Imagens dão conta de um protesto que ganhou contornos violentos junto ao Parlamento Europeu.

Notícias ao Minuto

20:07 - 27/04/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Parlamento Europeu

Este foi o 24º fim de semana de protesto do movimento de coletes amarelos em França.

Segundo o governo francês, cerca de 23 mil manifestantes protestaram este sábado em França, algo que para o executivo de Emmanuel Macron mostra uma descida na adesão desde novembro (altura em que o protesto começou).

Paris tem sido o principal local de protestos, em termos de números e projeção mediática, para os coletes amarelos. Mas este sábado, e numa altura em que falta menos de um mês para as eleições europeias, as atenções viraram-se para Estrasburgo.

A cidade onde se encontra o Parlamento Europeu ficou marcada por imagens de violência. Cerca de dois mil manifestantes tentaram aproximar-se do órgão comunitário, tendo sido impedidos pela polícia. O objetivo seria dar uma dimensão mais europeia ao protesto dos coletes amarelos.

A polícia lançou gás lacrimogéneo sobre os manifestantes. Imagens captadas pela objetiva da Reuters - que pode ver na galeria acima - mostram a intervenção musculada das autoridades, que implicou igualmente detenções.

Nas imagens exibidas pelas televisões francesas são visíveis elementos que integraram o protesto dos coletes amarelos a lançar pedras às forças policiais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório