Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Israel prepara-se para libertar dois presos sírios. Rússia terá ajudado?

Este mês, os restos mortais de um soldado israelita desaparecido em 1982 foram devolvidos a Israel. Agora, Israel vai libertar dois presos sírios.

Israel prepara-se para libertar dois presos sírios. Rússia terá ajudado?
Notícias ao Minuto

19:53 - 27/04/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Diplomacia

No passado dia 4 de abril, Israel enterrou Zachary Baumel em Jerusalém (ver imagem), numa cerimónia onde o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, discursou.

Zachary Baumel tinha 21 anos quando, ao serviço das forças armadas israelitas, foi dado como desaparecido em combate durante a invasão israelita do Líbano, em 1982.

Os seus restos mortais foram recentemente recuperados por forças especiais russas e devolvidos por Damasco a Israel.

Entretanto, reporta a Reuters, fontes governamentais sírias confirmaram que Israel vai libertar dois cidadãos sírios, detidos há vários anos em Israel.

Segundo adiantou a mesma fonte síria à Reuters, a Rússia terá sido pressionada por Damasco para assegurar a libertação dos dois cidadãos sírios após a devolução dos restos mortais do soldado israelita. Já uma fonte governamental de Israel, que preferiu manter o anonimato, realçou que "Israel decidiu nos últimos dias libertar dois prisioneiros como gesto de boa vontade, e só apenas o regresso dos restos mortais de Zachary Baumel".

Eis a curiosidade que realça a mesma agência: tanto Israel como a Síria negam que em causa esteja qualquer troca direta, tendo tratado a devolução de restos mortais e a libertação de presos como gestos independentes.

Apesar dos sinais de que Moscovo terá mediado o processo, fazendo assim o papel de ligação entre dois países que mantém uma relação 'fria', a Rússia não chegou a comentar o caso.

Os dois sírios que serão libertados são Ahmed Khamis e Zidan Taweel.

Khamis foi detido por Israel em 2005. Oriundo de um campo de refugiados palestinianos, foi condenado por alegadamente se ter tentado infiltrar nas forças israelitas. Já Taweel foi detido em 2008 sob suspeitas de tráfico de droga.

Não foi ainda definida a data para a libertação dos dois reclusos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório