Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Político austríaco afastado por comparar imigrantes a ratos

A comparação feita num poema fez recordar os tempos do nazismo, em que os judeus eram comparados a ratos como forma de afirmar que não eram seres-humanos.

Político austríaco afastado por comparar imigrantes a ratos
Notícias ao Minuto

22:08 - 25/04/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Polémica

O vice-presidente da câmara de Braunau am Inn, na Áustria, demitiu-se na sequência de um poema da sua autoria que gerou controvérsia no país.

Christian Schilcher, que integrava o Partido Liberal (FPO) de extrema-direita, escreveu um poema a que deu o título ‘O Rato da Cidade’.

Ao longo dos versos que foram publicados num jornal local da cidade onde era autarca e que é a cidade onde nasceu Adolf Hitler, Christian dá a entender que os imigrantes são ratos e que se não se adaptam às leis e cultura vigentes devem abandonar o país.

“Tal como nós vivemos aqui, outros ratos, como convidados ou migrantes (…) têm de partilhar o nosso modo de vida. Ou sair daqui rapidamente”, escreveu o político citado pela BBC.

Na sequência da publicação do poema, o chanceler da Áustria exigiu ao Partido Liberal (de quem é aliado desde 2017) que afastasse Christian por ter escrito um poema “asqueroso, desumano e profundamente racista”.

O político de extrema-direita acabou por apresentar a sua demissão, pedindo desculpa pelas palavras que escreveu, mas garantindo não ter sido sua intenção “ofender ou ferir” alguém. Christian lamentou ainda o facto de, ao escrever o poema, ter ignorado o “fardo histórico” que a comparação de pessoas a ratos traz à memória.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório