Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Conheça os candidatos democratas que querem chegar à Casa Branca

O antigo vice-presidente Joe Biden anunciou hoje a sua entrada na corrida à Casa Branca e domina nas sondagens neste início de campanha pela nomeação democrata para as próximas presidenciais norte-americanas.

Conheça os candidatos democratas que querem chegar à Casa Branca
Notícias ao Minuto

17:54 - 25/04/19 por Lusa

Mundo 2020

Com Biden, passam a ser 20 os candidatos democratas que esperam derrotar o republicano Donald Trump em novembro de 2020.

O grupo é de uma diversidade sem precedentes, com um número recorde de mulheres e vários candidatos originários de minorias.

Eis a lista dos principais candidatos, segundo a média das sondagens realizada pelo 'site' RealClearPolitics.

Joe Biden

Ex-braço direito do Presidente Barack Obama, antigo senador, este democrata moderado, de 76 anos, esperou vários meses antes de se juntar ao grupo de candidatos à nomeação.

Com uma longa carreira política de mais de 45 anos e um sólido capital de simpatia junto da base democrata, parte na 'pole position', embora as primeiras primárias só estejam previstas para fevereiro de 2020.

Bernie Sanders

O senador independente, de 77 anos, que se descreve como "socialista", surpreendeu nas primárias democratas de 2016 contra Hillary Clinton. Perdeu, mas espera agora um melhor futuro para a sua "revolução política", numa altura em que as suas ideias claramente à esquerda são adotadas por muitos outros democratas.

Kamala Harris

A senadora da Califórnia, de 54 anos, ambiciona tornar-se a primeira presidente negra dos Estados Unidos. Apresentou a sua candidatura em janeiro, no dia em que os Estados Unidos prestam homenagem a Martin Luther King.

Filha de uma investigadora médica indiana e de um economista jamaicano, foi procuradora em São Francisco e dirigiu depois os serviços judiciais da Califórnia.

Pete Buttigieg

O jovem presidente da câmara da cidade de South Bend, no Indiana, de 37 anos, tem sido uma surpresa desde que lançou a comissão exploratória para a candidatura em 23 de janeiro.

Antigo militar e o primeiro candidato de primeiro plano abertamente homossexual, conseguiu obter sete milhões de dólares (6,2 milhões de euros) em doações no primeiro trimestre e oficializou a candidatura em 14 de abril.

Elizabeth Warren

A senadora do Massachusetts e antiga professora de Direito em Harvard, de 69 anos, está na ala esquerda do partido e construiu a sua reputação condenando os "excessos" de Wall Street.

Desafiou a polémica com as suas distantes origens índias e é apelidada de "Pocahontas" pelo Presidente Donald Trump.

Beto O'Rourke

Antigo eleito da Câmara dos Representantes, o texano de 46 anos ficou mais conhecido por tentar tirar ao "peso pesado" republicano Ted Cruz o seu lugar no Senado em 2018 e ter perdido por pouco num Estado tradicionalmente conservador.

O seu programa é considerado de esquerda em questões como a imigração, o clima ou a cobertura ao nível dos cuidados de saúde.

Cory Booker

Senador negro carismático, de 49 anos, anunciou a sua candidatura em 01 de fevereiro, defendendo a união de uma América dividida.

Antigo presidente da câmara de Newark, em New Jersey, é considerado um bom orador.

Amy Klobuchar

Antiga procuradora e neta de um mineiro, a senadora de 58 anos foi reeleita em novembro de 2018, no Minnesota, onde continua a ser muito popular, incluindo nos bastiões mineiros que votaram por Donald Trump em 2016.

Considerada de centro-esquerda, defende o direito à interrupção voluntária da gravidez e o combate às alterações climáticas.

Os outros candidatos à nomeação democrata são:

- Julian Castro, 44 anos, ex-ministro de Barack Obama e antigo presidente da câmara de San Antonio (Texas)

- John Delaney, 56 anos, antigo eleito para a Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso norte-americano)

- Tulsi Gabbard, 38 anos, eleita da Câmara dos Representantes

- Kirsten Gillibrand, 52 anos, senadora

- John Hickenlooper, 67 anos, antigo governador do Colorado

- Jay Inslee, 68 anos, governador do estado de Washington

- Wayne Messam, 44 anos, presidente da câmara de Miramar, na Florida

- Seth Moulton, 40 anos, eleito da Câmara dos Representantes

- Tim Ryan, 45 anos, eleito da Câmara dos Representantes desde 2003

- Eric Swalwell, 38 anos, também eleito da câmara baixa do parlamento dos Estados Unidos

- Marianne Williamson, 66 anos, autora de livros de desenvolvimento pessoal

- Andrew Yang, 44 anos, empresário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório