Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Chuvas fortes na África do Sul já provocaram mais de 50 mortos

Mais de 50 pessoas morreram nos últimos dias na África do Sul na sequência das fortes chuvas que atingiram o leste e o nordeste do país, indicaram hoje as autoridades locais.

Chuvas fortes na África do Sul já provocaram mais de 50 mortos
Notícias ao Minuto

12:13 - 24/04/19 por Lusa

Mundo Autoridades

O departamento do Governo Cooperativo e Tradicional de Assuntos KwaZulu-Natal, a província oriental mais afetada, informou que "esta noite foram encontrados novos corpos entre as ruínas".

De acordo com a mesma fonte, as operações de busca e salvamento ainda continuam uma vez que estão desaparecidas cinco pessoas.

O chefe do departamento, Nomusa Dube-Ncube, disse ainda que existem centenas de pessoas deslocadas que precisam de ajuda.

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, encurtou a sua visita oficial ao Egito e está a percorrer a região para "avaliar os danos".

"Acabei de chegar a casa e voei logo para KwaZulu-Natal para avaliar os danos causados pelas inundações e visitar os locais de resgate", disse o presidente numa mensagem publicada na rede social Twitter segunda-feira à noite.

Entre as áreas afetadas está a zona costeira de Durban (a terceira mais populosa do país) que também sofreu fortes inundações.

As autoridades estimam que a ajuda humanitária chegue em breve às pessoas afetadas que estão refugiadas em pavilhões desportivos.

A chuva dará uma trégua a esta província sul-africana hoje de manhã, de acordo com o departamento meteorológico do país, mas está prevista mais chuva à tarde, que continuará até quinta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório